Por que honze-horas?
Onze horas porque é mais ou menos o tempo de vida de cada flor que flores são vistosas e sensíveis, abrem logo no começo da manhã e ao fim do dia já estão mortas.
São muito comuns, muitas vezes "aparecem sem ser convidadas" pois sua germinação é fácil e ocorre durante o ano todo.
São classificadas como daninhas, pois são frequentes em pomares e outras culturas.
Lembrando que pode-se chamar daninha qualquer planta que apareça fora de contexto e que pode "atrapalhar" o equilíbrio do ambiente. Por exemplo, certas palntas presentes em algumas culturas, como milho, podem competir por espaço e nutrientes, como podem também enrolar nos equipamentos e causar danos entre outros problemas. Outro exemplo claro, em gramado há plantas que aparecem e podem arranhar crianças que brincam ali ou enrolar em pêlos de animais.
Para mim são mais lindinhas que daninhas. :)
São plantas pequenas, suculentas e herbáceas, crescem prostradas, ou seja "esparramadas" no chão. Estas características fazem com que sejam muito usadas em bordaduras, jardineiras, maciços, canteiros e em forração.
Devem ser cultivadas a pleno sol, em solos estercados, com boa permeabilidade e rega constante.
Seu ápice de floração se dá no verão e apresentam coloração rosa intenso, branca, amarela, e roxa dentre outras.
Uma vantagem que apresenta diante de outras suculentas é que esta é tolerante ao frio e passa com firmeza até por geadas.
Portulaca oleracea, a photo by ch.deff on Flickr. |
Encontra-se no mercado e em jardins duas espécies principais. Portulaca oleraceae L. e Portulaca grandiflora Hook.
Esta última é mais usada para hornamentação pois suas flores são maiores e possuem mais pétalas. Outra característica que ajuda na distinção é que P. grandiflora apresenta folhas cilíndricas, em formato de agulha e P. oleraceae apresenta folhas ovadas (formato de ovo). Esta última também é usada para alimentação em algumas regiões do país. Veja: http://alimentacaoviva.blogspot.com/2007/11/beldroega.html.
Portulaca grandiflora, a photo by chinaphila on Flickr. |
CUIDADO!!! Não vá comer algo que não conheça, procure ajuda de quem conheça bem a planta e o preparo adequado.
Dica verde: é sempre comum o surgimento espontâneo de plantas em vaso, jardins e etc.. Minha dica é que antes de sair arracando o que você não conhece dê tempo para que ela se desenvolva e você possa distinguí-la. Pode ser que ela fique linda onde nasceu ou você pode também transferí-la para um local mais adequado. Fui assim que aconteceu com algumas de minhas samambaias e outras plantas.
Acho que é isto.
Beijo! Beijo!
Letícia Assencio