segunda-feira, 21 de março de 2011

Plantas de toda casa - Samambaia

Tenho certeza que no top 10 das plantas mais populares estão as Samambaias!!!

Broto de Samambaia
Outra Certeza que tenho é que gosto tanto delas que não sei como começar e nem se serei objetiva. Vamos adiante...

As samambaias são palntas tropicais e possuem cerca de 11.000 espécies, podem variar de ervas pequenas a grandes arbustos como a Samambaiaçu.
           Desenvolvem-se bem em sombra, e meia-sombra,  é por isto que elas estão presentes em varandas, pergolados, cozinhas, ventilações e áreas-de-serviço. Costumo dizer que são as rainhas das varandas.
Como são plantas de ambientes tropicais precisam  de regas constantes e de permanecer em ambientes úmidos, muitas não resistem a luz direta e ao sol.
Seu cultivo pode ser feito em vasos e jardineiras suspensas com terra rica em húmus e bem drenada.
 Não florescem, pois são plantas que se reproduzem por esporos. Os esporos são aquelas bolinhas de coloração marrom  aparecem em algumas épocas  do ano na parte inferior das folhas.
Samambaia by ALiNe~
Samambaia a photo by ALiNe~ on Flickr.
Sua mulplicação vegetativa é fácil e pode ser feita por pedaços do rizoma que possuem gemas. Em sua grande maioria o rizoma é bem cheio de pelos.  Algumas vezes são confundidos com lagartas.

O caso do Xaxim:

Xaxim (Dicksonia sellowiana) é o feto arborescente, da família das dicksoniáceas, nativo da Mata Atlântica e América Central-Minas Gerais-Brasil by Cida Garcia
Xaxim (Dicksonia sellowiana) é o feto arborescente, da família das dicksoniáceas, nativo da Mata Atlântica e América Central-Minas Gerais-Brasil a photo by Cida Garcia on Flickr.

Sabe aqueles vasos de xaxim usados há alguns anos atrás que não se vê mais no mercado.
Pois bem, eles são retirados do tronco da Samabaia-açu (Dicksonia sellowiana Hook.) que é uma espécie de Samambaia que desenvolve troncos que podem chegar até 4 m de altura. Estas plantas são nativas do Brasil e apresentam crescimento bem lento. Para a retirada do tronco era preciso que destruíssem as plantas. E por causa desta prática ficaram seriamente  ameçadas pela exploração desordenada.
Então, vamos tomar a nossa parte da responsabilidade e comprar "Vasos tipo xaxim" feitos com fibra de coco, que também são ótimos e além disso, ecologicamente correto!
Dica verde:Conheço algumas pessoas que sempre compram samambaias e quando estão feias jogam foram e compram outras. Lembre-se que quando se joga esta planta fora não é só o seu dinheiro que vai embora, mas também, todo o tempo (que não é pouco) que ela demorou para crescer, além da água, luz, insumos e tudo mais que foi necessário para que ela chegasse até o mercado.
Por isto faça podas em suas samambaias sempre na época das primeiras chuvas, para que surjam brotos novos e elas fiquem sempre verdinhas e vistosas.
Fontes consultadas:
RAVEN, P.H.; Evert, R.F. & Eichhorn, S.E. 2001. Biologia vegetal. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.

Beijos! Beijos!
Lela

2 comentários:

  1. amei estou em uma fase nova de gostar de plantas mas vivo matando elas essas dicas vao me ajudar bastante

    ResponderExcluir
  2. Espero que sim Lila, se tiver alguma dúvida mande um e-mail que vejo se saberei te responder. Beijos! Lela

    ResponderExcluir