domingo, 20 de março de 2011

Plantas de toda casa - Violeta Africana

Vou começar falando das plantas que mais vemos no dia-a-dia, por isto creio serem as de maiores dúvidas.

Minha eleita para a estreia é a  Violeta Africana (Saintpaulia ionantha Wendl.)
.
Certamente esta é uma ornamental bem popular. Mesmo que você não tenha comprado certamente já ganhou como lembrança de alguma festa...

Sua origem é da África tropical, os processos de melhoramento e hibridação aplicados à ela permitiram que haja no mercado uma vasta opção de cores e formatos de folhas e flores.
Quando bem cuidadas, florescem o ano todo.
Apesar da facilidade de cultivo, são ervas delicadas, com aspecto aveludado e folhas carnosas, com cerca de 10 a 20 cm de altura.
Devem ser protegidas do sol direto mas mantidas em local bem iluminado.
A exposição ao sol direto pode causar ressecamento e amarelamento das folhas bem como sua morte.
Um dos maiores erros que tenho visto com violetas é o excesso de água. Lembre-se que por ser uma planta carnosa, há muita água em suas células e não é necessário manter o solo encharcado.
Este excesso de água favorece doenças, podridão na maioria dos casos, que podem ser causadas por fungos ou bactérias.
Para evitar estas doenças recomenda-se o uso de substrato com ótima drenagem e que não se deixe aguá acumulada nos pratinhos. Lembrando que isto também evita a dengue.
Por isto cuidado na hora da rega recomendo que para aqueles vasinhos onde são vendidas normalmente, coloque meio copo de água, um dia sim e dois não.
São plantas ideias para cultivar em vasos e jardineiras, com substrato bem rico em Matéria Orgânica que vai garantir as floradas constantes.
Dica verde: Antes de regar suas plantas lembre-se sempre de olhar o solo ou substrato onde ela está. Cada solo tem sua característica quanto à drenagem (capacidade de retenção de água) e alguns podem manter a umidade adequada por maior período.
A umidade do ar e a iluminação do local também influenciam na quantidade de água do solo.
As plantas não controlam sua hidratação somente pelas raízes, por isto em períodos chuvosos onde o ar é mais úmido, cuidado com o exagero  e capriche mais nos períodos de seca.

Estou devendo a foto, se alguém tiver alguma de autoria própria que deseje ser divulgada, mande pra mim.

Acho que é só, por favor, deixem sua impressão sobre o texto, acrescentem dados que julgarem importantes, corrijam meus erros e digam suas dúvidas.

Feliz da Vida
Letícia Assencio

2 comentários:

  1. Com certeza quase universal essa violetinha, de vez em quando compro uma, mas depois de um tempo sempre morre. Minha mãe, apesar de ter o dedo verde também, é teimosa, coloca mais água que precisa.

    Eu que não tenho dedo verde me orgulho de ter plantado três caroços de pitanga, completamente desinteressada em que crescessem, e estão mudas que já precisam ser transferidas de vaso! Pena que não tenho foto para enviar.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Adê sua mãe também tem o dedo verde... parabéns pelas suas pitangas, pena que elas vão demorar um pouco ainda para dar frutos...

    ResponderExcluir